Páginas

sábado, 28 de abril de 2012


ENCONTROS DE COROS LITÚRGIOS- 2012- SAMEIRO
 
            REGULAMENTO:

            1-Vamos organizar, sob os auspícios da Confraria de Nª Srª do Sameiro, encontros de coros paroquias (litúrgicos) no Tempo Pascal de 2012
            2-Para tal temos 4 domingos a seguir à Páscoa: 15, 22 e 29 de Abril e 6 de Maio.
            3-Os encontros constam de:
 a) Actuação individual (10 a 12 minutos);
 b) Solenização do Terço ao 2º e 4º Mistérios;
c) Solenização da Eucaristia das 16,30 horas
            4-O início das actuações deverá ser depois das 15 horas até às 16. A esta hora inicia-se o Terço; às 16,30 a Eucaristia.
            5-Isto implica:
 a) que cada coro se prepare com três ou 4 cânticos a seu gosto;
b) que combinem entre si dois cânticos (de preferência populares) para o segundo e quarto Mistérios;
c) que combinem e preparem (em conjunto se acharem necessário) os cânticos adequados à Eucaristia e que estejam de acordo com a Liturgia desse domingo. Poderão cantar o acto penitencial (mas avisam o celebrante). A glória não devem cantar a fim de não alongar demasiado a Eucaristia. Poderão cantar, também, na Acção de Graças algo que não seja muito extenso. Aconselha-se um cântico a Nº Senhora como cântico final.
            6-Devem comunicar comigo, por correio electrónico,  não só para dar as vossas preferências mas também sugestões. Muito agradeço que me informem do endereço de outros grupos corais que ainda não tenho. A lista que possuo é a seguinte:
"P. Armando-Lama" , "Eduardo-Azurém" , "Eng. Luis Magalhães-Lousado" , " Aníbal Marinho-Antime" , "Paulo – Tibães e Galegos" , "Dr. Hélder Apóstolo-Sé Catedral" , "J. Carlos Miranda-Santa Cruz" , "Prof. Arlindo Ferreira-Orfeão de Braga" , "Orfeão de Braga" , "Luís Daniel-Sameiro-Missa de sábado" ,
“Arnaldo Vareiro-Sameiro-Missa de domingo” , “Costa Gomes-Dume” acostagomes@gmail.com

Faltam aqui muitos como, por ex. Palmeira, Joane, vários de Fafe….

            PROCEDIMENTO ACONSELHADO:
            1-Para organizar-se:
 a) preferencialmente coros que se conheçam ou sejam da mesma zona. Facilita o trabalho de ensaiar, se necessário, os cânticos conjuntos;
b) combinar, entre si, quem há-de dirigir e quem há-de tocar;
c)quem vai cantar o salmo responsorial.
Nota: na Comunhão não precisam de sair dos lugares pois alguém irá junto do coro.
            2-Não se esqueçam de preparar as respostas ao Ordinário e os 3 “amen” antes do Pai nosso. Este será rezado.
            3-Nos cânticos a várias vozes devem cantar no início, apenas a 1ª voz a fim de que o povo se aperceba da melodia e do texto; repetem cantando as várias vozes. E isto nos cânticos de entrada, salmo e aleluia (como já é habitual) , comunhão e acção de graças.

Nota: tudo isto está bastante incompleto. Não queria ser sozinho a organizar este primeiro encontro. Das vossas propostas nascerá um bom trabalho e uma maior dignificação da Música na Liturgia. Temos de fazer algo e marcar posição enquanto andamos por aqui com boa vontade e experiência quanto baste.

Com elevada consideração e estima
A. Costa Gomes (936 170 344)

Sem comentários: