Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENCONTRO DE COROS NO SAMEIRO
No passado domingo, dia de Pentecostes, realizou-se o terceiro encontro de coros no Sameiro  com a presença do Coral “Vox Caeli” de Cantanhede, Coral de Areias (S. Vicente) e Coral de Dume, Braga.
Pela primeira vez tivemos a presença de um coro de outra Diocese, o que muito nos agradou. Trata-se do Coral de Cantanhede, Coimbra,  que apresentou um programa ambicioso, recebendo muitos aplausos do público . Foi dirigiu pelo jovem Bruno Pinto que demonstrou possibilidades de construir um coral que venha a ser o orgulho da  Diocese em que está inserido. Certamente que lutou pela adesão de mais vozes masculinas e ainda não obteve a devida resposta. Acreditem, homens de Cantanhede, que vale a pena abraçar o projecto do coral “Vox Caeli” .
Tivemos, a seguir, a actuação do Coral de Areias. S. Vicente,  sempre presente nestes encontros, dirigido pela veterana e incansável Deolinda Martinho, senhora dedicada ao serviço  da Igreja, sobretudo através do canto e do órgão. As paróquias de Lama e Areias em Barcelos têm muitas graças a dar pelo trabalho dedicado desta Senhora. Como podem dizer que a “mulher” é discriminada na Igreja? Ela faz , e bem, aquilo para que melhor se sente preparada. E não é pouco.
Que bom seria, como ouvimos na homilia, se cada um pusesse os dons que recebeu do Espírito Santo ao serviço dos outros! Há tantos modos de servir e de dar um pouco do muito que recebemos!
 Por último, o Coral da Associação Cultural e Recreativa de Dume que, “gemendo e chorando” à  procura de voluntários que nos “emprestem” a sua bela voz de graça recebida, de graça a ponham ao serviço da Comunidade. Vós que por aqui passais os olhos, deixai-vos entusiasmar por uma causa que já tem raízes de quarenta anos! Se os novos andam por outras paragens que nem sempre estão em conformidade com os ancestrais costumes de uma Igreja viva e dinâmica, venham Vocês, os mais velhos, dizer que “estão presentes” e que não são inúteis peças nesta maravilhosa “engrenagem” que tem  como cabeça a pessoa de Jesus Cristo.  Sempre trabalhamos guiados por esta fé  e nela queremos continuar até que alguém nos mostre que outro caminho é mais “saudável” para a vitalidade do Cristianismo.
No próximo domingo, dia 31, teremos a presença de mais três grupos corais:  Grupo Coral de Real, Grupo Coral de Vizela e Grupo Coral da Escola de Real. Será dia de taça de Portugal com o Braga a mostrar os seus pergaminhos. Talvez a Senhora do Sameiro possa fazer um “jeito” se, tal como Moisés de braços erguidos, lá estiverem de ouvidos atentos enquanto os “guerreiros” de debatem com uma bola!
É o último grupo para este ano. Se Deus quiser, para ano teremos mais.
Obrigado a quantos nos escutaram.
acostagomes@gmail.com


Sem comentários: