Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

BONS MESTRES- bons discipulos...

MANUEL FERREIRA DE FARIA, BENJAMIM SALGADO, JOSÉ FERNANDES DA SILVA E JOAQUIM GONÇALVES DOS SANTOS: um MESTRE, outro condiscípulo e dois discípulos que marcaram mais de metade do séc. XX a Música Sacra na Diocese de Braga e não só. Pelas composições de uns e outros que, certamente, serão executadas por muitas décadas, ora em forma de oração ora como divertimento e cultura; pela iniciativa de criar uma REVISTA DE MÚSICA SACRA para, como quem grava com um "estilete em pedra", se perpetuarem no tempo, revista em que os três colaboraram abundantemente; sobretudo pela iniciativa, de mérito incomensurável, de promover encontros de coros para que, de norte a sul, de nascente a poente, se aprendesse a cantar melhor e a melhor conhecer a função do canto na liturgia, eis o que queremos recordar, reviver e retransmitir a quem nos lê. "A luz não serve para se colocar debaixo do alqueire mas em cima dele para que todos sejam iluminados" com a experiência e o saber destes grandes MESTRES que, já Junto do Pai, continuam a acompanhar-nos, através das melodias que compuseram, num louvor perene ao DEUS de todos nós.

Procuramos, por este meio, recolher testemunhos destes nossos amigos que já partiram.
Procuramos, por este meio, continuar a descobrir a beleza das suas melodias e, talvez, reencontrar alguma que ande perdida.
Procuramos, por este meio, retomar os ENCONTROS DE COROS talvez com um cariz temático abrangendo os quatro compositores, por exemplo: obras para o Natal, para a Páscoa, para Nossa Senhora, etc.

Eis a sugestão inicial. Esperamos crescer. Quem tiver boas ideias deverá, como prova de gratidão para com os nossos AMIGOS e para glória de Deus, colocá-las neste local. Com as ideias recolhidas partiremos para iniciativas que perpetuem o nome destes AMIGOS que, constantemente, nos ajudam com os seus cânticos a estar mais perto do nosso PAI comum.

A coordenação das propostas ficará, de momento, por conta de António da Costa Gomes e de de Boaventura Faria, ambos discípulos e admiradores da obra, do carácter e da pedagogia de Manuel Faria.

A título de curiosidade (e de participação) poderá ser consultado o blogue : "http://musicanaliturgia.blogspot.com"

acostagomes@gmail.com (António da Costa Gomes)
bfaria.advogados@gmail.com (Dr. Boaventura Faria)